A Posturologia atua em todo o sistema locomotor por meio da readaptação postural, trata os desvios da coluna e corrige os desequilíbrios corporais, podendo ser aplicada ainda na fase de crescimento do indivíduo.
O desequilíbrio postural pode ocasionar dores musculares, artroses, desvios da coluna, pés planos e cavos, hérnias discais, assimetrias da motricidade ocular, alterações na boca, disfunções craniomandibulares, problemas como cefaléias, enxaquecas e vertigens.
Para prevenir e tratar esses desequilíbrios, a Posturologia propõe reprogramar o nosso organismo por meio da correção dos pés e pelos outros captores como boca, perna curta, cicatrizes patológicas ou não patológicas e também pela coluna vertebral.
Ganham destaque, na obtenção do diagnóstico, os olhos e os pés, por isso, o tratamento envolve exercícios que corrigem a musculatura ocular e o uso de palmilhas especiais de Bricot que beneficiam não apenas o pé, mas todo o corpo, por possuírem um “ressonador” que emite uma frequência capaz de equilibrar as cadeias musculares em permanência.
Como a Posturologia atua na causa da alteração postural, os resultados são rápidos, ocorrendo melhora de aproximadamente 80% na primeira sessão.
Geralmente o tempo de reprogramação é entre 10 meses a 1 (um) ano e consiste em 5 (cinco) sessões. Este é o tempo que precisamos pra reengramar um novo e um bom esquema corporal.
O Que é Posturologia?
A Academia Americana de Ortopedia define postura como o estado de equilíbrio entre músculos e ossos com capacidade para proteger as demais estruturas do corpo humano de traumatismos, seja na posição em pé, sentado ou deitado (Braccialli e Vilarta, 2000). De acordo com Shouchard (1996, p.30), a estrutura músculo-esquelética é a carcaça do nosso corpo. Ela determina sua forma, influencia as funções, condiciona os movimentos e pode alterar o psiquismo. Sua deformação é dispendiosa em energia e perturba obrigatoriamente a sensibilidade.
Então, posturologia é um método de avaliação global do corpo que tem como objetivo evitar uma série de patologias crônicas como lombalgias, lordoses, artroses, além de dores musculares e cefaléias, ocasionadas pelos desajustes da postura… Reúne diversas especialidades, entre elas a Odontologia, Podologia, Oftalmologia e Fisioterapia.
O diferencial deste método é que o resultada da avaliação é feito através da observação de outro órgão do corpo, chamados de captores, além da própria coluna vertebral. A postura é afetada diretamente por disfunções nos pés e nos olhos e, em menor escala, pela s disfunções crânio mandibulares, articulações e cicatrizes profundas na pele.
• Quando há assimetria dos ombros (um mais alto que o outro) certamente há também alteração no quadril. Esta alteração refletirá na forma como este indivíduo vai caminhar e consequentemente, tudo o que ele vai sofrer com isto. Este é um caso frequente e que, muitas vezes, passa desapercebido aos olhos dos pais. Se não tratada na infância poderá evoluir de tal maneira a comprometer seriamente a saúde e a qualidade de vida do adulto.
• Outro exemplo prático para que se perceba a importância da análise de outros órgãos, além daqueles que apresentam o problema, são os distúrbios ocasionados pela convergência dos olhos.
• O desequilíbrio postural será tanto maior quanto maior for a assimetria da convergência. Poderá causar vertigens, enjôos, baixo rendimento escolar, cefaléias e indivíduos desengonçados. Quem possui desalinhamento dos olhos também pode apresentar disfunções na mandíbula, como o bruxismo, que é o hábito de apertar e ranger os dente, provocando fortes dores de cabeça, desgaste dos dentes e distúrbios da articulação mandibular. Pés valgos (pés virados para dentro), mesmo que com pouca evidência, aumentam a curvatura da coluna e podem ocasionar fortes dores. Por isso a importância dos pais ficarem alertas as queixas dos filhos, como desconforto e “dores inexplicáveis” especialmente na cabeça, joelhos e coluna.
A reprogramação postural deve ser realizada, se possível, ainda na fase de crescimento do indivíduo para não evoluir na fase adulta.
A posturologia alcança respostas positivas também em adultos. Se você sente dor, desconforto, diminuição dos movimentos funcionais e alteração da força e da resistência, saiba que a posturologia poderá auxiliá-la a descobrir a solução para os seus problemas. |